domingo, 29 de abril de 2012

1 ano

       Nem eu, quando comecei, esperava que fosse durar tanto tempo, mas o Dizendo o que quer! está completando 1 ano na internet nessa segunda-feira, 30 de abril de 2012. E pra comemorar resolvi dar uma modificada no layout do Blog, com um tom azul. Escolhi essa cor porque, de acordo com especialistas, ela ajuda a ter clareza de ideias e na criatividade, estando associada com a parte mais intelectual da mente. Com um novo logotipo em imagem vetorial criado por Eric Noronha, finalmente eu atendi aos conselhos de muitos amigos e leitores que achavam o antigo visual muito funcional, mas pouco atrativo. Espero que as mudanças tenham agradado. Se tiverem gostado, comentem. Se não, comentem mais ainda dizendo onde podem ocorrer mudanças. Desde já, agradeço.
Esse aniversário é uma oportunidade de responder algumas perguntas importantes que as pessoas me fizeram em relação ao Blog:

“Como surgiu a ideia do Dizendo o que quer! ?”

      Estava na internet e cliquei num link de um amigo meu. O Blog Wellington Morais =P me pareceu muito interessante. Isso aconteceu na semana em que a mídia internacional só falava do casamento de um dos príncipes do Reino Unido. Achei um absurdo gastarem uma enorme quantia de dinheiro dos cofres públicos para aquela majestosa festa. Foi aí que eu associei meu tempo livre, minha indignação com fatos do cotidiano e o repentino interesse em blogs para criar o meu. Pensei: “Vou criar um espaço em que eu possa dizer o que quiser”. Daí saiu o nome: Dizendo o que quer! .

“Qual a sua intenção em criar um blog tão polêmico?”

Clique e leia algumas
postagens do Ano 1:
Greve da PM 2012.1


      Ao contrário do que parece, minha intenção primordial com este blog não é polemizar. O Dizendo o que quer! foi criado para desenvolver nos leitores o senso crítico. As postagens polêmicas são apenas uma ferramenta para nos fazer refletir com mais intensidade. Se eu colocasse aqui temas pouco interessantes, não existiriam os debates. Essa é a importância dos comentários: São eles que trazem diferentes pontos de vista de determinado assunto, algo indispensável numa análise crítica.

“Porque você fez tantas postagens com temas sérios fazendo chacota sobre o assunto? Isso não parece inconveniente?”

Em dia de chuva
      Sim, parece. Mas se eu falasse aqui de uma forma mais séria poucos iriam ler. O público alvo do Dizendo o que quer! é aquele que não pratica o senso crítico, apenas seguem o senso comum. Essas pessoas, geralmente, não tem o hábito da leitura. Como este blog apresenta seu conteúdo de uma forma escrita, utilizo do bom humor e da linguagem informal como ferramentas para chamar a atenção, entreter e prender os menos interessados em leituras. A prova de que isso funciona é que as postagens mais lidas do Blog são as mais engraçadas.

“Como você faz para escrever sobre diversos assuntos diferentes, alguns muito técnicos, com tanta convicção e propriedade?”

Eu pago R$ 2,50 pra que?
      Eu pesquiso. Eu não tenho uma área específica para tratar aqui no Dizendo o que quer!, falo sobre tudo que acho interessante. Por isso não faço ao menos uma postagem sem pesquisar alguma coisa sobre ela de, no mínimo, duas fontes diferentes. Entendendo sobre o assunto, fica muito mais fácil falar. Além disso, antes de publicar uma postagem, eu a reviso várias vezes para corrigir os erros ortográficos e de concordância. Mesmo assim, alguns erros ainda passam despercebidos. Tento também reduzir o texto ao máximo, para que ele fique mais objetivo, tornando-o o menos cansativo e mais claro possível para quem o ler. Por isso, quando você achar que uma postagem minha foi muita grande, pode ter certeza que ela era muito maior antes de ser publicada.

“Você sempre fez o Dizendo o que quer! todo sozinho?”

      Sim. Todos os textos divulgados neste blog foram de minha autoria, inclusive as poesias. Os elementos estruturais como layout, por exemplo, também foram feitos por mim. Entre as imagens que aparecem nas postagens, algumas eu criei, mas a maioria foi retirada de livros ou da internet. É óbvio que eu recebi muitas dicas de comentadores assíduos do Dizendo o que quer!, a quem eu aproveito para agradecer: Wellington Morais, aquele do blog Wellington Morais =P , Adriana Otero, criadora do Papo Solto (outro bom blog) e Silier Borges, que eu não sei porque cometeu o pecado de deixar de blogar.
AntAgonia

Eu queria agradecer também a Riad Couto, Camila Nansu, Elba Nara, Amanda Silva, Lavínia, Cris Manaia, Anatália, Ivy Coelho, Israel Lima, Davi Eder, Tamires Santana, Taís Damasceno, Edgleisson Suzart, Alê Carvalho, Carol Santana, Lis Marina, Graziele Merces, Atson Conceição, Alexandre Velasques, Grazielle Piton, Suelen Santos, Hilma Lopes, Rodolpho Salvador, Elisiane Lima, Joelson Cruz, Cristiano Portela, Mayane Louise, Luis Paulo Pinto, Rosana Pitta, Jaimara Dantas, a galera do blog RENAJUNE, Tiago Lopes (criador do primeiro logo do blog), Eric Noronha (criador do logotipo atual) e muitos outros que não foram citados aqui mas também divulgaram, curtiram ou comentaram o Dizendo o que quer! nas redes sociais, no espaço para comentários do blog e na velha propaganda boca a boca.

Muito obrigado a todos que estão lendo esse post e espero que vocês continuem aqui, para que o Dizendo o que quer! dure muitos e muitos anos.

5 comentários:

  1. Em primeiro lugar, é muito bom saber que seu blog completa um ano de vida. Melhor ainda, é saber que pude ajudar a construir essa história com minha singela participação, e que fui lembrado também.

    Em relação ao Layout, ficou muito bom esse tapa no visual que você deu. O logotipo ficou ótimo, combinou bastante com o perfil do blog. Ficou um visual bem limpo e bonito, principalmente usando esse tom de azul.

    Parabéns para você, Diego. Construiu um excelente blog, com muita qualidade e bom humor. Você tem um grande talento para isso, e usa de forma consciente. Que seja o primeiro de muitos anos de vida desse blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Layout agradou. Mas ainda ocorrerão mais algumas mudanças nele nos próximos dias. Vlw pelos elogios. Assim eu vou chorar. rsrsrsrs! Eu que agradeço pela sua ajuda durante esses 365 dias e 56 postagens.

      Excluir
  2. Parabéns Diego por esse blog de sucesso!!!
    Continue assim para que venham outros aninhos por aí... ;)
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Uhuuuuuuuu Parabéns!!!!!!!!!!!
    O layout está show de bola! Era isso que seu blog estava precisando (menos branco rsrsr)
    Dos seus posts só tenho a desejar que continue na mesma linha, eles são realmente incríveis.
    Beijos e que seu blog tenha cada vez mais seguidores fieis. :)

    ResponderExcluir

Google+ Followers

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...