domingo, 8 de abril de 2012

"Coelhinho da páscoa, o que fizeste por mim?"


     O Domingo de Páscoa chegou. É nessa data que nos lambuzamos de chocolate para homenagearmos uma figura muito importante na história da humanidade: O Coelhinho da Páscoa. Ele, coitado, que na última ceia com os seus outros discípulos coelhos foi denunciado por Judas Coelhiote e, numa espécie de júri popular, teve sua prisão decretada em troca da liberdade do coelho Barrabás. O Coelhinho da Páscoa foi flagelado e teve que suportar porradas e zombarias enquanto, sozinho e dolorido, carregava por um logo caminho até o Monte Cenoura a sua pesada cruz, na qual foi crucificado e acabou morrendo, pedindo para que a humanidade seja perdoada. Na Páscoa, o Coelhinho ressuscitou e, até hoje, ele sai pelo mundo distribuindo seus ovos de chocolate pelos supermercados. Não é essa a verdadeira história?

     Gente, acordem pra vida!


A maioria de nós se esqueceu do real sentido da Páscoa e, como sempre, transformamos uma data religiosa num grande negócio. Fazemos da semana santa um período para fazer feliz o grande empresário do ramo alimentício que ri, ri muito ao ver que o povo não cansa de colocar os ovos dele na boca e ainda dizer que tá gostoso (Eu me refiro aos ovos de chocolate).
Fiz as 3 perguntas a algumas pessoas e tive respostas interessantes.

    
 O que representa a páscoa para você?

Mulher, jovem, universitária“Tenho em minha visão como um dia de gloria e o fim da escravidão. Momento para pensarmos o real sentimento do viver e amar os próximos.[..]”

     Inicialmente, eu achei que ela estava falando da Abolição da escravatura, mas depois ela me deu uma resposta que me agradou muito, pois ela pensa de forma parecida com a minha.

Mulher, jovem, nível técnico“Chocolate!” – Simples e objetiva!
Eu“Sério? Tem mais algo a dizer ou é só isso mesmo?
Mulher, jovem, nível técnico“É sério, o pior é que é só isso. É a única época do ano que tenho vontade de comer chocolate" (No final da entrevista ela me informou que fez catequese).

   
  Não é qualquer um que pode pagar pra ser besta, já que os ovos custam um absurdo. Por esse motivo eu sempre achei que o preço dos ovos é um verdadeiro tapa na cara do consumidor. Pra não ser injusto resolvi pesquisar e descobri que uma barra de chocolate de 200g da Laka, por exemplo, varia de R$ 3,00 a R$ 4,00. Já um ovo com 196g do mesmo chocolate varia de R$ 18,00 a R$ 25,00. Hoje, eu já penso que o preço dos ovos é um soco na cara do consumidor.

     O que significa o ovo de chocolate na páscoa pra você?

Mulher, jovem, universitária“Antes eram pintados ovos de galinha, por isso podemos usar esse exemplo para falar que é como o nascimento da vida.” – Não, é como o nascimento da morte!

     Teoria interessante. Não conhecia. Faz um pouco de sentido mas, obviamente, ovo e chocolate não tem muito a ver com a razão do feriado.

Mulher, jovem, nível técnico “Chocolate.” – Mais uma vez, simples e objetiva. 

Ovo de Bieber? Sou mais o meu!
(Eu já fiz em casa, de chocolate branco)
     Além das suas preciosas cordas vocais, eu descobri que Justin Bieber também ganha dinheiro com seu ovo. Passando pelos mercados eu percebo como tem gente correndo atrás do ovo desse menino, que custa em média R$ 30,00 quando pesa 200g. Quase o mesmo preço de barras de 2 Kg de chocolate de marcas famosíssimas.
     É triste saber que, em muitas casos, o incentivo ao consumismo começa na escola. Conte quantas crianças vão sair das aulas com barbas e orelhas de coelho, carregando um ovinho de páscoa feito por um chocolate bem vagabundo porque a escola não quer ou não pode pagar por coisa melhor.
Pior ainda é quando o vírus do consumismo é transmitido pela família, quando os próprios pais levam os filhos nos shoppings ou supermercados para saciar a sede consumista que cresce com a criança durante seu desenvolvimento.
     Hoje não é dia de comer chocolate. Hoje é dia de comemorarmos a ressurreição de Jesus Cristo, dia de passar com a sua família em casa, na rua, ou na igreja, que é a casa do Senhor, o verdadeiro alvo de nossas homenagens e não um coelho que nem ovo bota porque todo mundo sabe que ele é mamífero e tem gestação de 30 dias. Teria mais sentido se fosse Galinha da Páscoa. 
     O Coelhinho da páscoa é da mesma laia do Papai Noel. Não passam de justificativas infundadas para tirar dinheiro da gente, seja pela nossa própria ingenuidade ou pela inocência das nossas crianças, que são as maiores vítimas de toda essa história.

Fonte: http://www.genizahvirtual.com

5 comentários:

  1. Perfeitoooooooooooooooooooooooooo.
    Muito bom o texto.
    Vc tirou as palavras dos meus dedos. rsrs
    Apenas um comentário: As escolinhas são mais escrotas que isso. Elas podem comprar um chocolate melhor, porque elas pedem dinheiro aos pais só para isso. Minha amiga tem uma filha de 7 anos e ela me contou que quase esfregou o ovo na cara da professora porque ela pagou 25 reais por um ovinho minusculo que tinha mais gosto de manteiga do que qualquer outra coisa. Lembro quando eu era pequena e minha mãe nunca caia nessas coisas e eu tinha q ficar na escola vendo meus coleguinhas comendo chocolate e pintando a cara e a professora separava os que pagaram dos q não pagaram. Um absurdo!!!!!!!!!! Eu ficava com raiva disso querendo que minha mãe pagasse. Hoje eu agradeço a ela rsrs.
    Fod..

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, tenho que dizer: Seu texto está ótimo!

    Fala dos grandes problemas dessa data: A celebração em torno de um ícone completamente descontextualizado com o real significado da data, o preço absurdo dos produtos ofertados no período, e a lavagem cerebral feita na sociedade, em especial nas crianças, que enraízam esse tipo de conteúdo e levam durante toda a vida, propagando-o.

    Você explicou muito bem a situação. Parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado Srta. Otero. Eu quis pegar leve com as escolinhas. Repare como meus textos estão ficando menos agressivos... Eu agora estou ficando uma pessoa mais calma. rsrsrs!

    ResponderExcluir
  4. Wellington, andou sumido. Muito obrigado pelo elogio. Bom saber que eu ainda estou agradando mesmo depois de quase 1 ano de blog. Aliás, faltam só 3 dias pro primeiro aniversário do Dizendo o que quer! e vc é um dos responsáveis pelo surgimento dele. Comemore comigo. rsrsrs! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. De repente me bateu uma grande curiosidade em saber um pouco mais sobre essas datas referente a semanan santa e entre uma pesquisa e outra me deparei com esse exelente texto ( sobre pascoa e tbm sobre sexta feira santa).
    Parabens cara, vc explicou direitinho como muitas vezes essa nossa sociedade esta equivocada no que diz respeito cultura.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...